Madeira bem tratada!

dica_24O Tratamento da madeira é feito sobre Vácuo Pressão em Auto clave com produto CCB ou CCA. No Processo do Tratamento da Madeira, é extremamente necessário o acompanhamento de todas as etapas: Desde a entrada até a saída da madeira no Autoclave. O tempo do tratamento depende do tipo da madeira a ser tratada.

A usina de tratamento deve fornecer segurança e prevenção de poluição. A instalação deve ser em um local industrial fechado, onde nada é descartado, e tudo que pode ser é reaproveitado. Suas partes e componentes devem ser mantidos em boas condições, de forma a evitar vazamento ou derramamento do produto e suas soluções.
Na usina, é ainda importante, evitar qualquer possibilidade de contaminação dos depósitos de água com o preservativo.

Para se obter um bom resultado com o tratamento, a madeira precisa estar seca. Em média a secagem leva de 45 a 90 dias, dependendo do clima da região. A condição ideal para tratamento em autoclave é com umidade de até 30%. Sendo assim, melhora a penetração do material ativo.
Nessas condições a Duron Fornece garantia de 15 anos contra cupim, broca e apodrecimento.

– Produto químico utilizado no tratamento da madeira:

A Usina de Tratamento de Madeiras Duron, tem um grande compromisso com o meio ambiente. Devido a esse compromisso, optou trabalhar com um produto menos agressivo. Este é o Produto CCB:

Mistura de sais de CuO (Óxido de Cobre),
Cr²O³ (Trióxido de Cromo)
Ácido Bórico.

O produto CCB, é um produto desenvolvido para tratamento de madeira, já que contém na sua composição o Cobre, que age como fungicida, evitando a proliferação de fungos e o apodrecimento da madeira tratada. E o Ácido Bórico como bactericida, evitando o ataque de insetos Xilófagos como a
broca, cupins, carunchos etc.

Também tratamos com o Produto CCA:

Mistura de sais de CuO (Óxido de Cobre),
Cr²O³ (Trióxido de Cromo)
Arsênio.

O Arsênio é um produto altamente agressivo ao meio ambiente, podendo causar uma série de doenças ao seres humanos. Possui ação fungicida e inseticida. Seus ingredientes em contato com a madeira reagem quimicamente com as células da madeira, fixando-se e tornando-se insolúvel.

Veja os passos do processo:

tratamento-da-madeira

 

OBS: Ao final do processo, o material ativo envolvido no tratamento da madeira não vai para efluentes nenhum. O Produto Químico retorna para o tanque de matéria prima.